Miebach publica estudo qualitativo sobre o futuro da logística e das cadeias de suprimentos
25.04.2024
Mais de 30 especialistas de diversas regiões geográficas participaram desta iniciativa que, por meio de entrevistas e discussões aprofundadas, debatem sobre os desafios e oportunidades do setor de logística e cadeia de suprimentos, destacando o papel fundamental da tecnologia, da colaboração humana e da sustentabilidade.
Como as empresas vão reagir no futuro? Alguns dos resultados do estudo estão resumidos a seguir.
Os avanços tecnológicos são catalisadores de transformação?
As tecnologias avançadas estão revolucionando a logística e as operações da cadeia de suprimentos. Desde inteligência artificial e automação à digitalização e drones, essas tecnologias são vistas como pilares fundamentais para melhorar a eficiência operacional, otimizar rotas e garantir a agilidade das cadeias de suprimentos para responder efetivamente às demandas dinâmicas do mercado. Exemplos como a visão eletrônica para separação de pedidos ou o uso de drones para entrega aérea acentuam a transformação do setor para uma gestão logística orientada para a tecnologia.
Sinergia entre humanos e as tecnologias
Apesar do ritmo acelerado da tecnologia, os especialistas insistem que ainda é necessária perícia humana para gerenciar a logística. Eles vislumbram um futuro onde as pessoas e a tecnologia trabalham simultaneamente, onde ferramentas avançadas ampliam as capacidades humanas em vez de substituí-las. Esse trabalho em equipe é visto em humanos trabalhando ao lado de robôs e usando AGVs para executar tarefas logísticas complexas. Essa abordagem ajuda a criar um sistema de cadeia de suprimentos mais forte e adaptável, onde os humanos aproveitam os avanços tecnológicos para promover um ecossistema de cadeia de suprimentos mais resiliente e responsivo.
As determinações de sustentabilidade redefinirão os padrões da indústria?
A sustentabilidade surge como uma questão essencial dentro do estudo, com ênfase na redução das emissões de CO2 e na adoção de modos de transporte ecologicamente corretos. Além de assumir a responsabilidade ambiental, a sustentabilidade é cada vez mais reconhecida como um diferencial estratégico no mercado global. Iniciativas como a adoção generalizada de veículos elétricos para reduzir as emissões de carbono significam um profundo realinhamento das estratégias da cadeia de suprimentos com os requisitos de sustentabilidade ecológica e as expectativas da sociedade, levando a uma nova era de logística verde.
Desafios e oportunidades no horizonte
No entanto, o caminho para a adoção de tecnologias transformadoras não está isento de dificuldades. Os peritos relatam os obstáculos à sua implementação: deficiências de infraestruturas, considerações de custos e as necessidades da adaptação sistêmica, como por exemplo. Além disso, o estudo explora tendências como diversificar as fontes de abastecimento, enfrentar os desafios logísticos urbanos ou preparar-se para as demandas de uma população mundial crescente. Essas tendências mais uma vez destacam a necessidade de agilidade, inovação e colaboração para proteger contra interrupções na cadeia de suprimentos e promover a segurança econômica em um mundo cada vez mais interconectado.
Planejamento estratégico como chave para a resiliência
À luz dessas percepções, o estudo da Miebach destaca a grande importância do planejamento estratégico, do investimento em tecnologias preparadas para o futuro e da colaboração entre as partes interessadas para enfrentar os desafios futuros da logística e da cadeia de suprimentos.
Seja otimizando rotas de transporte por meio de IA e digitalização ou adotando a sustentabilidade como um imperativo estratégico, as descobertas do estudo ressaltam a importância da tecnologia, da experiência humana e das práticas sustentáveis na criação de cadeias de suprimentos resilientes, eficientes e adaptáveis. Mas devemos nos perguntar se as medidas do passado e as opções atualmente previsíveis para o futuro serão suficientes para ter sucesso a longo prazo do ponto de vista econômico, ecológico e sustentável”, diz o Dr. Joachim Miebach, fundador e presidente do conselho consultivo do Grupo Miebach.
Se você está interessado no relatório do estudo, por favor, preencha o formulário abaixo:
GOSTARIA DE RECEBER O RELATÓRIO COMPLETO DOS RESULTADOS DO ESTUDO?
Contato