Estudo da Miebach sobre o futuro das cadeias de suprimentos farmacêuticos: ferramentas digitais e IA ganham importância
16.04.2024
As cadeias de suprimentos da indústria farmacêutica passaram por transformações significativas na esteira de vários eventos excepcionais e inesperados que atingiram a economia global nos últimos anos. A edição de 2024 do estudo internacional da Miebach sobre logística farmacêutica, que contou com mais de 300 participantes, reflete a evolução das necessidades e as mudanças drásticas nas prioridades da cadeia de suprimentos do setor, oferecendo recomendações estratégicas para superar desafios e aproveitar oportunidades emergentes.
Construir cadeias de suprimentos econômicas e transparentes
O estudo ressalta a importância de mitigar os riscos da cadeia de suprimentos e, ao mesmo tempo, gerenciar os custos de forma eficaz. A necessidade de otimizar a rede atual da cadeia de suprimentos é considerada o maior desafio por 98% dos participantes, seguida pela obtenção de visibilidade global de toda a rede.
O que podemos esperar do futuro?
As tendências emergentes destacam um esforço comum para melhorar a resiliência da cadeia de suprimentos por meio da otimização da logística de recebimento, reestruturação organizacional e alavancagem de ferramentas digitais, como IA ou análise de Big Data. Há uma mudança notável no sentido de priorizar a resiliência da cadeia de suprimentos em comparação com as medidas tradicionais de corte de custos, com 98% dos participantes vendo a otimização da cadeia de suprimentos como sua principal prioridade.
Qual o papel das tecnologias?
Tecnologias como IA, Big Data e automação de centros de distribuição continuam a desempenhar um papel crítico na otimização da cadeia de suprimentos. No entanto, o estudo revela que algumas soluções anteriormente promissoras sofreram reveses nos últimos quatro anos. É o caso, por exemplo, do blockchain, que foi considerado "não relevante" por 80% dos participantes do estudo.
Sustentabilidade na Cadeia de Suprimentos Farmacêuticos
A sustentabilidade ainda é implementada de forma contínua: quase todos os estudos de rede de distribuição a levam em conta no planejamento e faz parte do processo de tomada de decisão. Dentre os participantes da pesquisa, 76% destacaram que uma cadeia de suprimentos sustentável é uma de suas principais prioridades, estabelecendo as bases para desenvolvimentos e esforços futuros.
Estamos em um momento crucial na evolução das cadeias de suprimentos farmacêuticos; à medida que a indústria abraça a transformação digital, as oportunidades de inovação crescem sem limites. O estudo da Miebach fornece insights inestimáveis para guiar os líderes da indústria por esse cenário em rápida mudança, e ajudá-los a ficar um passo à frente” —comenta Achim Sponheimer, head de Pharma & Life Sciences da Miebach.
Você gostaria de receber o relatório completo dos resultados?
Contacto