Relatório sobre os resultados do estudo da Miebach sobre o nível de maturidade dos processos de planejamento na América Latina.
04.10.2024
Nos últimos anos, as cadeias logísticas das empresas têm enfrentado desafios significativos. Fatores exógenos, como a pandemia, a crise do transporte marítimo, os conflitos comerciais globais e as situações político-econômicas em vários países da América Latina impactaram o tempo, os custos e a confiança entre os diferentes elos da cadeia. Esse cenário complexo levou as empresas a aumentar seus estoques para garantir a disponibilidade de produtos e matérias-primas, mitigar riscos presentes e futuros e atender aos requisitos de serviço do negócio.
Aumentar os estoques é uma solução tentadora e aparentemente simples para resolver problemas ou mitigar riscos. Entretanto, em vez de resolvê-los, essa prática na verdade os encobre. É verdade que, se analisarmos a situação do ponto de vista da lógica e da compreensão, com a continuidade dos negócios sendo mais importante do que a eficiência da cadeia de suprimentos, essa estratégia pode ser válida no curto prazo. No entanto, quando essa situação se prolonga e nos deparamos com um cenário global de incerteza econômica e pressão sobre os custos e a eficiência, surge rapidamente a necessidade de otimizar os estoques, não só pelo custo financeiro, mas também pelos custos operacionais associados, como o uso de armazéns externos, a falta de capacidade, o encolhimento e as datas de validade.
Para a otimização do estoque, o planejamento é a ferramenta essencial e fundamental. Aumentar os estoques é fácil, mas reduzi-los não é tão fácil: as empresas se deparam com processos internos complexos, como a otimização da previsão, da comunicação interna, dos processos de compra e fornecimento ou da logística, se quiserem reduzir os níveis de estoque sem afetar o serviço e a disponibilidade.
Em vista dessa realidade, a Miebach decidiu iniciar uma pesquisa entre as empresas da América Latina para descobrir o nível de maturidade dos processos de planejamento da cadeia de suprimentos na região.
A pesquisa consiste em 10 perguntas, divididas em quatro temas principais, de acordo com seu impacto nos processos de planejamento:
Você gostaria de conhecer em primeira mão os resultados desse estudo, que envolveu mais de 200 profissionais da cadeia de suprimentos de 10 países? Preencha o formulário e nós lhe enviaremos um relatório completo sobre os resultados desse estudo.
Responsável pelo estudo